sábado, 26 de abril de 2008

Aços Carbono

Aços-carbono
Definição Os Aços-carbono possuem na sua composição apenas quantidades limitadas dos elementos Carbono, Silício, Manganês, Cobre, Enxofre e Fósforo. Outros elementos existem apenas em quantidades residuais. A quantidade de Carbono presente no Aço define a sua classificação: os baixo carbono possuem no máximo 0,30% de Carbono ; os médio carbono possuem de 0,30 a 0,60% ; e os alto carbono possuem de 0,60 a 1,00%.
Classificação Os aços, em geral, são classificados em Grau, Tipo e Classe. O Grau normalmente identifica a faixa de composição química do aço. O Tipo identifica o processo de desoxidação utilizado, enquanto que a Classe é utilizada para descrever outros atributos, como nível de resistência e acabamento superficial. A designação do Grau, Tipo e Classe utiliza uma letra, número, símbolo ou nome. Existem vários sistemas de designação para os Aços, como o SAE (Society of Automotive Engineers), AISI (American Iron and Steel Institute), ASTM (American Society os Testing and Materials) e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A normalização unificada vem sendo utlizada com frequência cada vez maior, e é designada pela sigla UNS (Unified Numbering System).
Qualidade Os aços-carbono seguem uma divisão padronizada na indústria, o que permite que fornecedores e consumidores se comuniquem com maior eficiência. Os grupos de descrição de qualidade utilizados são os seguintes:
· Semi-acabados para forjamento· Estrutural· Placas· Barras laminadas a quente· Barras acabadas a frio· Chapas finas laminadas a quente· Chapas finas laminadas a frio· Chapas com esmaltagem porcelânica· Chapas chumbadas compridas· Chapas galvanizadas· Chapas revestidas por zincagem eletrolítica· Bobinas laminadas a quente· Bobinas laminadas a frio· Folhas-de-flandres· Arames· Arame achatado· Tubos· Tubos estrutural· Tubos para oleodutos· Produtos tubulares para campos petrolíferos· Produtos tubulares especiais· Fios-máquina laminados a quente
Sistema de classificação O sistema de classificação mais adotado na prática é o SAE-AISI. Nele, o Aço-carbono utiliza o grupo 1xxx, e é classificado da seguinte forma:
· 10xx : Aço-carbono comum (Mn : 1,00% máx.)· 11xx : Ressulfurado· 12xx : Ressulfurado e Refosforizado· 15xx : Aço-carbono comum (Mn : 1,00 a 1,65%)
Os aços que possuem requisitos de temperabilidade adicionais recebem a adição de um H após a sua classificação.
Obs: Os últimos dois dígitos, representados pelo xx, representam o conteúdo de carbono do aço.
Aplicações Os aços baixo carbono possuem, normalmente, baixas resistência e dureza e altas tenacidade e ductilidade. Além disso, são bastante usináveis e soldáveis e apresentam baixo custo de produção. Estes aços normalmente não são tratados termicamente. Entre as suas aplicações típicas estão as chapas automobilísticas, perfis estruturais e placas utilizadas na fabricação de tubos, construção civil, pontes e latas de folhas-de-flandres.
Exemplos de aplicações dos aços-carbono: latas de folha-de-flandres e chapas automobilísticas
Os aços médio carbono possuem uma quantidade de carbono suficiente para a realização de tratamentos térmicos de têmpera e revenimento, muito embora seus tratamentos térmicos necessitem ser realizados com taxas de resfriamento elevadas e em seções finas para serem efetivos. Possuem maiores resistência e dureza e menores tenacidade e ductilidade do que os aços baixo carbono. São utilizados em rodas e equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outras peças de máquinas que necessitam de elevadas resistências mecânica e ao desgaste e tenacidade.
Aplicação esrtrutural do aço-carbono
Os aços alto carbono são os de maiores resistência e dureza, porém de menor ductilidade entre os aços carbono. São quase sempre utilizados na condição temperada e revenida, possuindo boas características de manutenção de um bom fio de corte. Tem grande aplicação em talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://aparecidadegoiania.olx.com.br/arco-e-flecha-artesanal-artesao-deni-iid-81080474